BLOG

Vantagens e Desvantagens da Energia Solar

Perfect Solucões - 31/07/20
         Você ainda tem dúvidas se vale a pena ou não instalar um sistema fotovoltaico em sua casa ou empresa? Quer saber mais sobre o assunto? Então vem com a gente neste novo artigo dedicado ao embate entre as vantagens e desvantagens do sistema solar.
sistema de energia solar empresarial Knapic.png
       A energia solar vem crescendo cada vez mais, conquistando o mercado e seu espaço na matriz energética brasileira. Produzindo cerca de 2% da energia elétrica do país, tem uma extensa lista de benefícios.

 

ENERGIA LIMPA, RENOVÁVEL E ABUNDANTE
         A energia fotovoltaica é uma fonte de energia gratuita, renovável, inesgotável e saudável. Gerando a sua própria energia através da luz solar, você está ajudando nosso planeta, tão castigado pelos efeitos do aquecimento global.
         Dessa maneira, quanto mais pessoas fizerem uso de energias limpas, como essa, mais chances temos de reverter, ainda que o mínimo, toda essa degradação. A energia fotovoltaica abandona o uso de combustíveis fósseis, utilizando equipamentos que podem ser reciclados e não produzindo resíduos poluentes prejudiciais à saúde ou à natureza, sendo considerada uma fonte ambientalmente responsável.
      Além disso, a geração é totalmente silenciosa, não causando, a tão indesejada, poluição sonora. Ela não incomoda os vizinhos e, muito menos, os próprios consumidores.

 

ECONOMIA NA CONTA DE LUZ E GERAÇÃO DE CRÉDITOS
         Gerando a sua própria energia, através do sol, é possível reduzir sua fatura de luz, podendo ter até 90% de economia, além de ficar livre das variações das tarifas, ocasionadas, principalmente, pelas oscilações climáticas. Além disso, quando há excedente na produção de energia, este é injetado em forma de créditos junto a distribuidora. Estes créditos poderão ser usados por um prazo de 60 meses futuros, quando não for gerada energia suficiente.

 

 

INSTALAÇÃO RÁPIDA
         Geralmente, a instalação propriamente dita, é muito rápida e simples. Porém, o tempo de instalação varia muito conforme a empresa contratada, questões burocráticas da distribuidora e situações climáticas. 
         É muito importante contratar uma empresa séria, consolidada no mercado, que possa oferecer um grupo de profissionais qualificados e especializados. Desta forma, muitos imprevistos e transtornos podem ser evitados.

 

BAIXO CUSTO E FACILIDADE DE MANUTENÇÃO
       A manutenção é muito fácil e simples. É necessário apenas limpar as placas a cada 6 meses ou quando estiverem muito sujas, com sabão neutro e água corrente.
         O custo de manutenção é muito baixo, desde que a instalação seja bem-feita e os equipamentos sejam de qualidade. Dessa forma, a importância de uma empresa qualificada deve ser evidenciada novamente.

 

 

 
INVESTIMENTO DE RÁPIDO RETORNO
         Quando comparamos o investimento em energia solar com outras aplicações financeiras, percebemos que produzir a sua própria energia se torna bem mais vantajoso, com um retorno muito mais rápido e simples. As estimativas, no Brasil, para retorno do investimento na energia solar, na grande maioria dos casos, variam entre 4 a 5 anos. No entanto, após esse tempo em que o sistema se paga, há mais 20 anos, no mínimo, de geração de energia gratuita, nos quais haverá a diminuição considerável na conta de luz, aproximadamente 90%, como já dito.
        Por exemplo, se compararmos o valor investido em energia solar com o investimento em imóveis para aluguel, este retorno se torna ainda mais viável. Pois, quando é alugado um imóvel, você recebe uma renda fixa do locatário.  Imagine que você investiu, no total, R$ 250 mil para adquirir o seu imóvel e recebe, mensalmente, mil reais pelo aluguel do mesmo. Nesse caso, sua taxa de retorno será de 0,4% ao mês, ou cerca de 4,8% ao ano. Então, para receber o retorno de 100%, demoraria mais de 20 anos, desconsiderando a manutenção (que é muito mais cara que a manutenção do sistema solar) e os períodos em que o imóvel ficar desocupado por motivos que, muitas vezes, não dependem da vontade do proprietário.
         Assim, podemos dizer que, além de todas as facilidades que a energia solar nos proporciona, é acima de tudo um alto investimento que tem retorno na forma de desconto na conta de luz. Quem não gostaria de investir em um produto tão seguro?
 
VALORIZAÇÃO DO IMÓVEL
         A instalação de um sistema solar, em qualquer tipo de imóvel, gera uma grande valorização do mesmo e ocupa pouco espaço. De acordo com o Laboratório Nacional Lawrence Berkely (EUA), o valor do imóvel pode crescer entre 4% a 6%.
         Quando adquirimos um imóvel, observamos a aparência, tamanho, localização, idade do imóvel e o que este oferece em questões de rentabilidade. A propriedade com sistema solar instalado traz a grande vantagem de rentabilidade mensal garantida na forma de desconto na conta de luz, e isso vai muito além de vantagens econômicas, aborda também a questão da sustentabilidade (energia limpa).
VIDA ÚTIL ELEVADA
         Um sistema fotovoltaico tem geração garantida de 25 anos ou mais, quando instalado com equipamentos de qualidade e de forma correta. Ou seja, apesar de ser ainda considerado um investimento alto, ao considerarmos a vida útil do sistema dentro de 25 anos ou mais, o custo é extremamente razoável e competitivo.
 
 
ENERGIA ATÉ NOS LOCAIS MAIS ISOLADOS
         A energia solar pode ser instalada nas mais remotas regiões, mesmo em locais onde a energia elétrica não chega, onde podem ser instalados sistemas autônomos, os quais possuem baterias que armazenam a energia excedente para ser usada nos períodos da noite ou dias chuvosos. Esse sistema se chama OFF GRID.
         Apesar de tantos benefícios, algumas desvantagens ainda podem ser observadas, como geração apenas durante o dia e falta de incentivo fiscal, incentivos a pesquisa, ciência, tecnologia e indústria.
          No entanto, essas desvantagens são facilmente desconsideradas, pois mesmo o sistema gerando energia apenas durante o dia, geralmente ele produz mais do que é consumida no momento, e esta energia gera créditos junto a distribuidora. Já em relação a falta de incentivos, tal problema não afeta diretamente ao usuário do sistema, mas sim a matriz como um todo.
     Por isso, essas desvantagens podem ser consideradas ilusórias quando comparadas a tantos benefícios, assim o investimento em um sistema fotovoltaico continua sendo o mais rentável e vantajoso de todos. É claro que são necessários alguns movimentos por parte de instituições públicas para facilitar alguns processos e auxiliar no crescimento deste mercado.
         Quer saber mais? Continue acompanhando nosso blog.
Att.
Equipe Perfect Soluções.