BLOG

Sistema de Aquecimento Solar

Perfect Solucões - 18/08/20
        Você sabia que é possível utilizar a energia solar para aquecer a água do seu chuveiro, da sua piscina e torneiras? Se ficou curioso, vem com a gente neste novo artigo sobre uma das principais funções da Energia Solar Térmica.

 

DJI_0107.jpg
        O sistema de aquecimento de água solar, como o nome já diz, utiliza o sol como fonte de energia, sendo esta gratuita, ecologicamente correta e inesgotável. Além disso tudo, auxilia na economia de energia e dinheiro, diminuindo o consumo na sua fatura de luz.
         Vamos falar do sistema com tubos à vácuo, o sistema mais eficiente do mercado. O sistema é composto por coletores solares de tubos à vácuo e um reservatório térmico (Boiler). Os coletores solares absorvem o calor, o qual é transferido para a água que corre pelas tubulações de tubos à vácuo. Já o Boiler é um reservatório que pode ser de cobre, polipropileno ou inox, isolados de maneira térmica com poliuretano sem CFC. Ele é responsável pelo armazenamento da água aquecida.
         
Esquema de aquecimento.png
         Os raios solares atravessam o vidro dos coletores solares e esquentam a água que é mandada para o reservatório, o qual funciona como uma caixa d’água e mantém o fluido quente. Porém, quando o tempo fica chuvoso ou nublado por muitos dias, ou a casa recebe muitas visitas, aumentando, consequentemente, o número de banhos, o consumo de água aquecida aumenta muito. Nesses casos, é necessário um sistema auxiliar de aquecimento, que pode ser a gás ou elétrico e só é acionado poucos dias no ano, somente para complementar o aquecimento solar e suportar a maior demanda.
         O aquecimento de água por meio do sol, além de reduzir a conta de luz, é de fácil manutenção. Os coletores precisam ser limpos uma ou duas vezes ao ano e a água deve ser esgotada uma vez por ano, a fim de eliminar as impurezas.  A vida útil do sistema pode ultrapassar os 20 anos, se bem cuidado.
Att.
Equipe Perfect Soluções.