Nossa energia vem do sol! - Perfect Soluções

Blog Perfect

Nossa energia vem do sol!

Dias de sol são considerados sinônimos de alegria e disposição. Será que aproveitamos todo o potencial que o sol nos oferece? Você tem dúvidas sobre o que é energia solar e quais são suas funcionalidades? Então venha conhecer um pouquinho mais sobre essa incrível forma de geração de energia.

Os tipos mais comuns de energia solar são: energia solar fotovoltaica e energia solar térmica. Hoje, conversaremos mais sobre a energia solar fotovoltaica.

        A energia solar fotovoltaica é uma forma de geração totalmente sustentável, renovável e alternativa. Considerada uma fonte inesgotável, a energia solar promove grande economia na conta de luz, através da geração de sua própria energia e de créditos com a sua distribuidora. Através da energia fotovoltaica, o sol é utilizado como fonte primária de energia, captando sua luz para, desta forma, ser transformado em corrente elétrica.

        Através de módulos fotovoltaicos (mais conhecidos como placas solares), a luminosidade é captada e transformada em energia elétrica de corrente contínua, a qual é transferida para o inversor. Este aparelho é responsável por converter a corrente contínua em corrente alternada e mandar essa energia para o seu quadro de luz, a partir de onde será distribuída para todo o ambiente, sendo residência, comércio ou empresa.

COMO FUNCIONA

  • O painel solar no telhado da casa gera energia elétrica (em corrente continua) quando a luz do sol bate nele.
  • A energia gerada pelo painel solar passa por um inversor solar que altera a corrente continua para alternada e, equaliza com a frequência da sua residência. 
  • A energia sai do inversor e é concentrada na rede de energia de sua casa.
  • Essa energia vai sendo utilizada pelas luzes da casa, eletrodomésticos e tudo o que consome energia, que esteja conectado na tomada. Se não tiver sol suficiente o resto da energia é fornecida pela Distribuidora de energia.
  • Se a sua casa gerar mais energia solar do que está consumindo, a energia extra vai para rede da distribuidora que gera um “crédito de energia” para você. Esse crédito tem 36 meses de validade e será usado automaticamente se você gerar menos energia do que esta consumindo (Ex. em um dia de muita chuva)

Nos casos em que é produzida mais energia do que consumida, no momento, o excedente é injetado à distribuidora local em forma de empréstimo. Nessa situação, é concebido um crédito com a distribuidora de energia, que será compensado quando o sistema fotovoltaico não produzir energia suficiente, como em dias chuvosos, nublados, durante a noite, etc. (tal processo ocorre automaticamente). Este crédito produzido é válido por cerca de 60 meses e não pode ser vendido para a companhia de luz.

O valor da instalação de um sistema solar é variável, dependendo de quanta energia é consumida pelo cliente. Assim, para um orçamento mais preciso é necessário o acesso a sua fatura de luz, a qual contém os dados necessários para essa análise, bem como um estudo e avaliação do local e área onde os equipamentos serão instalados, levando-se em conta a posição do sol. O tempo de instalação de um sistema fotovoltaico varia conforme o tamanho do sistema solar, a altura e a estrutura do local a ser instalado, além de fatores climáticos.

Antes da instalação, é necessário um projeto com a homologação do sistema junto a distribuidora. Este é um procedimento padrão, por meio do qual é verificada se a estrutura e instalação do sistema estão dentro das normas de segurança. Mas, isso, geralmente, é providenciado pela própria empresa que vendeu o sistema solar.

Para saber mais sobre como é feita essa homologação, acesse nosso conteúdo Homologação, acesse:

Nesse momento, a escolha da empresa que fornecerá os equipamentos e instalará o seu sistema solar é de extrema importância. Busque uma empresa sólida no mercado, que possa oferecer garantia dos equipamentos, bem como responsabilizar-se pelo quadro de funcionários. Procure contratar uma instituição que possua engenheiro, instaladores e técnicos qualificados, de preferência com um quadro próprio de funcionários, habilitados e com os cursos NR10 e NR35.

A geração de energia é garantida por 25 anos. Porém, com uma manutenção de baixíssimo custo e feita regularmente, a vida útil do sistema pode ultrapassar os 25 anos de geração. Recomenda-se a casa seis meses ou antes, se estiver muito sujo, lavar as placas com sabão neutro e água corrente. Lembrando, é aconselhável chamar um profissional qualificado para realizar tal tarefa.

Diferente do que muitos pensam, mesmo gerando sua própria energia, sua conta de luz não será zerada. Em vista da taxa mínima cobrada pela concessionária, da tarifa de iluminação pública e de outros impostos, um valor ainda será cobrado.

Apesar da forte expansão desse setor no Brasil, a energia solar ainda representa cerca de 2% de toda energia produzida no país. Com destaque para as regiões Sul e Sudeste, seguidas das regiões Norte e Nordeste, o solar vem conquistando seu espaço no mercado.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao prosseguir você concorda com nossos termos de uso.

Internet
Perfect
Escolha sua cidade